clinicabessaago21
clinicabessaago21

Palavras que deveriam e não foram ditas

Por meio das palavras, o ser humano projeta um pouco do seu mundo interno, colocando para fora sentimentos e emoções que precisam ser ditos e revelados. Em sua maioria, são conteúdos importantes não apenas para quem fala, mas também para quem ouve e, portanto, devem ser expressados. Entretanto, a vida é cheia de tramas, ocorrências e aventuras, e, às vezes, não sobra tempo (e nem coragem) de dizer tudo o que gostaríamos. Geralmente o que fica retido dentro da pessoa pode se tornar uma doença ao longo da vida.

Não raro muitas pessoas procuram ajuda completamente arrasadas e até doentes por guardarem dentro delas palavras que deveriam ter sido ditas e não foram… E se isso também acontece com você, tente, mesmo que tarde demais, colocar todo esse conteúdo para fora de maneira controlada e educada. Se não for possível fazê-lo com a pessoa certa, ou seja, com aquela que você gostaria que a ouvisse (pois as palavras e o conteúdo são direcionados a ela), não desanime, procure ajuda psicológica e “lance mão” da psicoterapia para desabafar, encontrar conforto e resolver seus conflitos.

Com certeza, o que você guarda em seu mundo interno são fortes sentimentos carregados de mágoa, frustrações, ressentimentos, saudades, dúvidas, culpas ou simplesmente amor e todos eles – sem exceção – precisam ser verbalizados, elaborados e resolvidos. Saiba que agindo assim, você se sentirá mais leve, mais seguro e mais confiante na vida e, principalmente, estará evitando uma série de doenças psicossomáticas que surgem de fundo emocional por causa de emoções e afetos retidos e mal resolvidos dentro do seu mundo interno e da sua alma. Pense nisso e busque ajuda psicológica.

Cátia Regina dos Santos – CRP 06/55026-1 
Psicóloga Clínica e Membro da Associação Brasileira dos Orientadores Profissionais

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest