clinicabessaago21
clinicabessaago21

Periodontite

O que é
Uma doença crônica de origem bacteriana que acomete o tecido de sustentação do dente (cemento, ligamento periodontal e osso), ocasionando a reabsorção dos tecidos adjacentes. Por se tratar de uma alteração óssea, a evolução da doença pode levar à perda do dentes.

Causas
A principal é o tártaro que se refere à mineralização da placa bacteriana. A falta de higiene oral propicia o acúmulo do mesmo.

Sintomas
Sangramento, gengivas vermelhas e inchadas, retração gengival, mau hálito, presença de secreção purulenta, alterações no formato da gengiva e na mobilidade dentária.

Quem é mais suscetível
Pessoas com deficiências nutricionais, com histórico familiar de diabetes, imunossuprimidos e fumantes.

Como evitar
Visitando regularmente o dentista para fazer profilaxia dentária e dando maior atenção para limpeza doméstica com escova e fio dental.

Tratamento
Consiste na raspagem e alisamento do elemento dentário, realizado pelo cirurgião dentista.

Complicações
A doença periodontal pode agravar problemas sistêmicos como diabetes, problemas pulmonares, cardiovasculares e partos prematuros em razão de bactérias existentes na flora bucal que podem entrar na corrente sanguínea.

Estatística
70% dos brasileiros com mais de 25 anos apresenta algum tipo de problema periodontal, sendo gengivite (inflamação gengival, sem perda de tecidos de sustentação) ou até mesmo uma periodontite.

Carolina C. Vilar – CROSP 88.530
Aperfeiçoada em Periodontia e Especializando em Periodontia
Contato: 2681-6316 e 9478-0783

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest