clinicabessaago21
clinicabessaago21

Plástica Pós-Parto

Quando a cirurgia pós-parto é recomendada?
Geralmente, as mulheres no pós-parto vêm de um final de gestação estressante, acompanhado de edema, ganho de peso desproporcional, estria, mancha de pele, flacidez e etc, que causam descontentamento, angústia e depressão. Isto sem contar o desgaste gerado pelos cuidados com o bebê e os fatores hormonais.

Muitas delas procuram o cirurgião plástico precocemente com o desejo de mudanças radicais e rápidas ainda na fase de amamentação. Porém, cabe ao profissional uma correta informação sobre os cuidados iniciais que devem ser tomados e o momento certo para realizar a cirurgia. As intervenções mais procuradas são as lipoaspirações, as plásticas mamárias e as abdominoplastias.

Quanto tempo após o parto a cirurgia pode ser realizada? 
A cirurgia deve ser realizada quando a paciente não estiver mais amamentando e já tiver normalizado suas funções fisiológicas (como, por exemplo, ciclo menstrual). Isto leva, em média, cerca de seis meses.

Quais intervenções podem ser feitas no abdome? 
Há basicamente três tipos de cirurgia para as correções do abdome:
1 – lipoaspiração em casos de acúmulos adiposos sem flacidez de pele ou músculo.
2 – mini-abdominoplastia, indicada em casos de pouca flacidez de pele com ou sem flacidez muscular.
3 – abdominoplastia, ideal em casos de maior flacidez de pele, podendo ser acompanhada de flacidez muscular.
As duas últimas opções podem ser associadas à lipoaspiração para uma melhor correção de adiposidades.

Quais as instruções para o pré-operatório?
É necessário fazer uma avaliação laboratorial completa e, em alguns casos, seguir recomendações dietéticas.

Como é a cirurgia?
As cirurgias mais comuns são:
1 – lipoaspiração (ou lipoescultura ou lipoplastia) que se baseia na realização de pequenos orifícios por meio dos quais se utiliza cânulas para a aspiração de gordura, criando uma nova definição de contorno corporal.
2 – plásticas mamárias que podem ser feitas para aumento, redução ou correção da flacidez mamária resultante. No caso de aumento, a colocação de implantes de silicone acontece por uma pequena incisão na mama ou na axila. Já no caso de redução ou correção de flacidez, as incisões variam de acordo com cada caso.
3 – abdominoplastia com incisão de levemente maior que de uma cesariana ou bem maior atingindo as duas cristas ilíacas.

Como é o pós-operatório?
Nas lipoaspirações, a recuperação é bem rápida com algumas limitações ao paciente nos primeiros dias. No caso das plásticas de mama ou abdome, as restrições são maiores, sendo necessário repouso nos primeiros 15 a 20 dias e reinício progressivo das atividades.

Há restrições para a cirurgia pós-parto? 
Cada vez mais a sociedade cobra das pessoas uma boa harmonia do ponto de vista estético, o que faz com que as mulheres tenham o desejo de realizar grandes mudanças já nos primeiros dias após o pós-parto. Nem todas as pacientes têm indicação de correção cirúrgica. Muitas apresentam queixas vagas e impossíveis de serem alcançadas com a cirurgia e outras sofrem crises depressivas relevantes que necessitam de tratamento antes do procedimento cirúrgico.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest