clinicabessaago21
clinicabessaago21

Psicoterapia

A psicoterapia compreende o que leva as pessoas a praticar certos comportamentos, analisa as emoções e os sofrimentos e observa tudo o que envolve a individualização e as relações do ser humano.

Por trás das inquietações e doenças, muitas vezes, existem comportamentos repetitivos. Dois exemplos claros são as dificuldades em manter um relacionamento (o que traz prejuízos emocionais) e a compulsão por comida (que ocorre para diminuir a ansiedade ou o estresse do dia, já que proporciona uma sensação imediata de prazer). Isso causa um desconforto ainda maior, já que, aliado ao aumento de peso, vem o arrependimento, a raiva, a culpa, a baixa-estima e também a probabilidade de contrair doenças.

Cada vez mais as pesquisas científicas provam que há diversos “mecanismos internos” associados ao estresse, à angústia, à tristeza e à raiva que, se não forem tratados, são capazes de desencadear desde dificuldades em relacionamentos até doenças orgânicas graves como depressão, disfunção sexual, agravamento de doenças cardíacas, síndrome do pânico, obesidade, insônia, alergia (psoríase e eczema), fibromialgia e queda de cabelo.

Portanto, ao ignorar, reprimir ou expressar de forma inadequada os sentimentos, o ser humano está dando a chance para que o seu corpo sinalize, por meio de sintomas, algo que pode ser tratado adequadamente com a psicoterapia. É ela quem ajuda as pessoas a entender suas próprias necessidades e previne e cura doenças psicossomáticas.

Cátia Regina dos Santos – CRP 06/55026-1 
Psicóloga Clínica e Membro da Associação Brasileira dos Orientadores Profissionais

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest