clinicabessaago21
clinicabessaago21

Radiofrequencia

O que é
Nada mais é do que uma onda eletromagnética com frequência entre 30 mil e 3 milhões de ciclos/seg (30 KHz a 3000 KHz), ou seja, no espectro de frequência das ondas de rádio.

Como funciona
É produzida por geradores específicos, que conduzem o estímulo até um eletrodo. Estes eletrodos são acoplados a agulhas especiais. O calor age com precisão.  O tecido se agita e esquenta (entre 65 e 90º C) e a elevação térmica pode ser controlada com o auxílio de sensores. Como na ponta fica a maior densidade de corrente elétrica, a fonte maior de calor provem das laterais da agulha. Após a exposição ocorre uma perda gradual da temperatura (fenômeno conhecido como wash-out) pela dissipação para os tecidos e vasos sanguíneos vizinhos e para o líquor.

Como age
É uma alternativa menos invasiva para normalizar a circulação. Ao invés de remover a veia doente para o sangue seguir correndo naturalmente pela veia saudável, a veia doente é fechada e fica inutilizada (com o tempo, ela é incorporada aos tecidos vizinhos). Desse modo, outras assumem o comando e o fluxo sanguíneo segue com perfeição.

O procedimento
É similar ao laser. Um cateter fino é colocado na veia safena comprometida, através de uma pequena abertura na pele. Essa “agulha” é acionada pela energia de radiofreqüência que eleva a temperatura das paredes da veia e a fecha. Com 45 minutos de duração, o aquecimento por radiofrequência é imperceptível para o paciente e também não provoca queimaduras na pele.

Indicações
Depende da avaliação do cirurgião vascular (em consulta e estudo de exames complementares como Ultrassom e Doppler), mas em geral é indicada para pacientes com varizes graves, em que a doença forma feridas e pode levar a sequelas importantes como alterações na pele, nas articulações e até trombose.

Vantagens
Recuperação mais rápida (o paciente geralmente retoma sua atividade regular em 15 dias), menos hematoma (as cicatrizes são mínimas) e dor, além de baixo risco de complicações. Muitas pessoas relatam alívio imediato dos sintomas (como dor e sensação de peso nas pernas).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest