clinicabessaago21
clinicabessaago21

RPG

Origem

O RPG – Reeducação Postural Global – surgiu no início da década de 50 a partir de uma proposta revolucionária na forma de trabalhar o corpo da terapeuta francesa Françoise Mézières. A técnica foi aperfeiçoada com os conhecimentos do terapeuta Philippe Emmanuel Souchard de anatomia, biomecânica (mecânica do organismo), cinesiologia (análise dos movimentos do corpo) e osteopatia (terapia apoiada no conceito que a estrutura do corpo governa cada função).

O que é

Técnica aplicada por fisioterapeutas que se baseiam em três princípios para reeducar a postura de forma global (como um todo): individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente); causalidade
(a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma);
globalidade ( tratar o corpo como um todo). O profissional auxilia
o cérebro a identificar a postura adequada nas ações cotidianas.

O que trata

Previne e cuida de problemas musculares, articulares, processos degenerativos e consequências das posturas incorretas. São eles: escoliose, hérnia de disco, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, cervicalgia, artrose, tendinite e bursite, pé plano ou cavo, joanete, dor e tensão muscular, má postura etc.

Efeitos

A reestruturação do corpo traz inúmeros benefícios, afinal, é como se cada pessoa fosse remontada colocando cada peça em seu devido lugar. Por consequência gera bem-estar, alívio na dor, diminuição de compressão nas articulações e melhoria na postura.

Indicação

Pode ser aplicado em pessoas com patologias músculo-esqueléticas ou até mesmo para aquelas que querem bem-estar e melhorar a postura.

Tempo e frequência do tratamento

É realizado por sessões com cerca de uma hora de duração e, em geral, uma vez na semana, porém alguns casos podem necessitar de um tratamento mais intensivo (duas vezes por semana). O tratamento também varia muito de paciente para paciente, pois tudo depende da necessidade de cada um.

A sessão na prática

O diagnóstico é individual e específico para cada paciente e por isso a primeira consulta conta com uma avaliação minuciosa para definir o tratamento. As sessões unem alongamento, fortalecimento muscular, relaxamento e respiração coordenada.  A cada vez são realizadas algumas posturas de forma que o fisioterapeuta reposiciona as partes
do corpo que necessitam de correção. O paciente participa respirando profundamente e realizando movimentos e/ ou contrações musculares.
As posturas são aplicadas de forma progressiva, suave e lenta.
Os músculos são alongados de maneira contínua e vagarosa.

Dra. Camila Forli Catanoso – Crefito 3 – 72348
Fisioterapeuta especializada em Medicina Tradicional Chinesa

e Acupuntura; Disfunções Craniomandibulares; RPG e Pilates.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest