clinicabessaago21
clinicabessaago21

Rugas

O que é
Vincos que surgem na pele com o tempo devido ao envelhecimento cutâneo, à perda de firmeza e de elasticidade.

Causas
O maior órgão humano, a pele, manifesta facilmente os sinais do envelhecimento. Um dos principais causadores das rugas são os raios solares, mas elas também surgem em função de alterações hormonais e pelo aumento dos radicais livres (substâncias tóxicas que o próprio corpo produz e tem condições de eliminar, exceto a carga extra, vinda de alimentos com agrotóxicos, aditivos, estresse, cigarro, álcool, radiação, poluição etc.). O cigarro danifica as fibras colágenas e elásticas e a bebida alcoólica rouba as moléculas de água que hidratam a pele por dentro e resultam em maciez e suavidade.

Sintomas
Com o passar do tempo e com a ação do fotoenvelhecimento, a pele se torna mais grossa e perde elasticidade. Primeiro surgem as rugas de expressão (dinâmicas) e depois as rugas definitivas (estáticas), acompanhadas pela flacidez da pele. Estas alterações podem aparecer ao redor dos 30 anos, considerando-se o tipo de pele, a predisposição genética e o grau de exposição solar.

Tipos
São três, as gravitacionais – resultam da flacidez dos tecidos somada à ação da gravidade e se formam diante das orelhas, nos lados do queixo ou no pescoço; as mistas – provocam depressões em virtude da ação muscular natural associada à força da gravidade em algumas áreas da face como as linhas da lateral do nariz ao extremo da boca ou na parte anterior do pescoço; e as rugas de expressão – causadas apenas pela movimentação dos músculos faciais e com ação mais branda e fácil de ser amenizada.

Tratamentos
CO2 Fracionado: ondas de laser de CO2 são emitidas sobre a pele devidamente anestesiada. A pele se contrai, pois o colágeno tem essa reação a temperaturas acima de 60°C. O laser provoca uma grande produção de colágeno, que ocorre nos próximos seis meses, já que atingirá camadas bem profundas da pele. Com a restituição do colágeno, as rugas são tratadas e a pele volta a ter um aspecto jovial.
Peelings: descamações com produtos específicos que fazem surgir uma nova pele, suavizam as rugas finas e aumentam a elasticidade cutânea.
Luz Intensa Pulsada: a luz policromática penetra na derme, camada mais profunda da pele, e seu calor estimula a movimentação da água, melhorando a circulação e promovendo a produção de colágeno.
Radiofrequência: ondas de energia de alta frequência que elevam a temperatura da pele até cerca de 40 a 43°C. Esse processo estimula a formação do colágeno, diminuindo a flacidez e melhorando as rugas.
Botox®: a toxina botulínica quando injetada na pele, provoca o relaxamento muscular por meio de uma substância química (acetilcolina). Essa substância é diluída em soro fisiológico e aplicada entre o nervo e o músculo por uma seringa com agulha fina. Esse tratamento é muito indicado para casos de rugas de expressão. É um procedimento muito seguro, devendo ser aplicado sempre por um médico.
Preenchimento: técnica de rejuvenescimento que consiste em injetar uma substância na pele, preenchendo vincos e fazendo as rugas desaparecerem. O ácido hialurônico é a substância mais utilizada para o procedimento. Esse ácido já existe em nosso organismo, é mais concentrado na pele e responsável pelo seu volume e contornos. Como sua concentração vai diminuindo com o passar do tempo, o preenchimento devolve esse ácido à pele.
Lifting facial: cirurgia de rejuvenescimento que estica a pela, eliminando os vincos do rosto e pescoço.

Prevenção
É necessário usar diariamente protetor solar (mesmo em dias nublados), evitar cigarro (o hábito aumenta em até cinco vezes as chances de envelhecimento precoce da pele e a ação começa na região dos olhos), usar hidratantes todos os dias, evitar cera quente nas sobrancelhas e adotar hidratação e alimentação saudável e variada (quanto mais, melhor – capriche no consumo de: água, salmão, castanha-do-pará, cogumelos, grãos integrais, frutos do mar, gérmen de trigo, leite, uva, tomate, frutas cítricas, pepino, cenoura, carne, frango, ovos, aveia, farelo de trigo, frutas, hortaliças, iogurte, batata e milho).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest