clinicabessaago21
clinicabessaago21

Sapinho

O que é
Infecção causada pelo fungo Candida albicans (presente em homens e mulheres) que forma uma mancha branca persistente na cavidade oral dos bebês (língua, gengivas, parte interna das bochechas e até nos lábios) ou bolinhas avermelhadas na região perineal e nas dobras da pele (regiões quentes, escuras e úmidas).

Causas
Pode surgir por imaturidade do sistema imunológico, infecções ou uso de antibióticos ou corticoides.

Sintomas
Além da mudança do aspecto visual, o sapinho não traz desconforto, mas se a lesão for muito extensa pode causar dor, irritação, coceira e recusa alimentar.

Transmissão
Na maioria das vezes, o contágio se dá pelas mãos contaminadas das pessoas que manuseiam as crianças ou ainda por objetos infectados com o fungo, como chupetas e mamadeiras. As mães que amamentam também devem prestar atenção a qualquer tipo de ardor na região do bico do seio (ao observarem lesões nas mamas, precisarão tratá-las).

Tratamento
Pode levar meses e consiste no uso de medicamentos antifúngicos, com formulações diferentes, de acordo com o local da lesão. Quando aparece na região perineal, além do uso do antifúngico, os médicos solicitam trocas de fraldas mais frequentes (para reduzir a umidade) e higienização redobrada (limpeza delicada com água e sabão neutro).

Prevenção
A forma mais simples e prática é a higiene. Lavar as mãos sempre antes de manusear o bebê, esterilizar chupetas e mamadeiras antes de oferecer aos pequenos e fazer a troca das fraldas frequentemente. Além disso, a mamãe também deve evitar dar beijos na boca da criança.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest