clinicabessaago21
clinicabessaago21

Sarampo

O que é
Uma doença viral, altamente contagiosa, que é transmitida de pessoa para pessoa por via respiratória, precisamente por gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

Causa
Decorre da infecção por um vírus, do gênero Morbillivirus,  e o período de incubação  – entre o contágio e o aparecimento dos sinais característicos – costuma levar entre  8 a 14 dias.

Sintomas
Os iniciais são febre alta, coriza, tosse seca, olhos vermelhos/lacrimejamento, mal-estar, perda do apetite e pontos brancos na parte interna da bochecha. Depois de dois a quatro dias, ocorrem erupções na pele que, geralmente, iniciam na cabeça e vão se estendendo para pescoço, tronco, braços e pernas. Se não tratado, o sarampo pode trazer complicações como otite, pneumonia e encefalite.  O período de maior transmissão ocorre quatro dias antes a quatro dias após o surgimento das erupções cutâneas.

Diagnóstico
Pode ser feito apenas com avaliação clínica, mas, em caso dúvidas, existem exames laboratoriais que confirmam a suspeita como a sorologia (detecta a presença de anticorpos contra o Morbillivirus no sangue).

Tratamento
Visa atenuar os sintomas do sarampo. Além disto, a pessoa acometida deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, manter uma alimentação leve e limpar os olhos com água morna até que se sinta melhor  e o seu sistema imunológico vença naturalmente o vírus.

Prevenção
O sarampo pode ser evitado com vacina (isolada ou em associação com outras – como caxumba e rubéola; a chamada tríplice viral). Neste caso, a primeira dose deve ser aplicada entre 12 e 15 meses de idade e o reforço de 4 a 6 anos. Pessoas fora dessa faixa etária que nunca tiveram sarampo também devem receber nova imunização.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest