clinicabessaago21
clinicabessaago21

Síndrome de Guillain-Barré

O que é
É uma reação a agentes infecciosos – como bactérias e vírus, já tendo sido confirmada no Brasil sua relação com o zika vírus – e caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso ao ser atacado pelo sistema imune (quando as defesas do organismo são mais intensas do que o necessário e passam a atacar partes do corpo).

Sintomas
Os principais são formigamento e a alteração da sensibilidade dos membros, acompanhado de fraqueza e paralisia muscular, podendo se apresentar com graus diferentes de agressividade. Geralmente acomete as pernas e depois avança para o tronco, os braços e a face. O principal risco é quando atinge os músculos respiratórios ou, até mesmo, o cardíaco, que pode levar à morte.

Como age
O organismo do paciente desenvolve uma reação imunológica para combater a infecção e destruir os vírus ou bactérias. De uma hora para outra, o sistema de defesa ataca a mielina – um isolante elétrico cerebral – e abala a capacidade de a pessoa se movimentar e sentir (calor, dor, texturas etc.).

Diagnóstico
É feito de forma clínica a partir da observação e análise dos sintomas com a complementaçãode exames laboratoriais.

Tratamento
Existem dois tratamentos. Um deles é a aplicação de injeção de imunoglobina, que faz com que os anticorpos deixem de atacar os próprios nervos. O outro é a plasmaférese, uma espécie de hemodiálise em que o sangue é filtrado para remover os anticorpos que estão lesando os nervos do paciente.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest