clinicabessaago21
clinicabessaago21

Síndrome de Rokitansky

O que é
Doença congênita rara que provoca alterações no útero, colo do útero e na vagina, permitindo que eles não se desenvolvam ou apresentem má-formação. É importante esclarecer que a paciente com essa síndrome tem ovários, genitália externa (vulva), pelos pubianos e seios.

Sintomas
Variam bastante, mas os mais comuns (isolados ou combinados) são: ausência de menstruação, dor abdominal recorrente, dificuldade para manter o contato íntimo, dificuldade para engravidar, incontinência urinária e infecções urinárias constantes.

Diagnóstico
É feito com a ajuda do exame de ultrassonografia pélvica.

Tratamento
Além da parte física, o paciente deve administrar a parte psicológica, pois o trauma pode levar à depressão, ansiedade e até mesmo pânico. Nos casos mais leves de problemas na vagina, o médico pode recomendar o uso de dilatadores vaginais de plástico, que ajudam a esticar o canal vaginal, permitindo que a mulher mantenha o contato íntimo com tranquilidade. Já nos casos mais severos, a alternativa é a cirurgia para corrigir o canal da vagina e transplantar o útero, caso a mulher tenha o desejo de engravidar. Depois do tratamento, não é totalmente garantido que será possível ter filhos, mas as técnicas de reprodução assistida oferecem chances.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest