clinicabessaago21
clinicabessaago21

Síndrome metabólica

O que é
Trata-se da associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes. O corpo passa a não conseguir produzir devidamente insulina, hormônio com funções essenciais como a remoção da glicose do sangue, o encaminhamento dessa substância para células e o metabolismo dos lipídios.

Causa
Entre a principal está a obesidade (quando a circunferência da cintura ultrapassa 88 cm na mulher e 102 cm no homem), resultante de alimentação inadequada e sedentarismo.

Fatores de risco
Obesidade, hipertensão arterial, elevação dos níveis de triglicerídeos, hiperglicemia (elevados níveis de açúcar no sangue), dislipidemia (nível alterado de colesterol), e microalbuminúria (perda de albumina pela urina).

Diagnóstico
O médico leva em conta as características clínicas (presença dos fatores de risco) e exames laboratoriais (de glicemia, colesterol/total e frações, triglicérides, ácido úrico e medição de índice de massa corpórea/IMC, além de marcadores como Proteína C Reativa).
Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:
– Obesidade central – circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
– Hipertensão arterial – pressão arterial sistólica ³ 130 e/ou pressão arterial diatólica ³ 85 mmHg;
– Glicemia alterada (glicemia ³110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
– Triglicerídeos ³ 150 mg/dl;
– HDL colesterol £ 40 mg/dl em homens e £50 mg/dl em mulheres

Tratamento
Como a obesidade é o fator que costuma acelera o aparecimento da Síndrome, dieta adequada e atividade física regular são as primeiras medidas necessárias para recuperar a saúde. O médico também pode indicar remédios para controlar a hipertensão e os níveis de colesterol. A pessoa também precisa controlar o peso e abandonar o uso de tabaco.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest