clinicabessaago21
clinicabessaago21

Sinusite

O que é
Inflamação da membrana mucosa que reveste a cavidade nasal e os seios da face – região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Causas
Processos infecciosos ou alérgicos e alterações anatômicas que provocam inflamação das mucosas ou impedem a drenagem da secreção e facilitam a instalação de germes oportunistas.

Sintomas
Na maioria dos casos provoca dor de cabeça (sensação de pressão/peso na face) e obstrução nasal com presença de secreção. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares, redução do olfato e perda de apetite também costumam aparecer.

Tipos
Pode ser dividida em aguda (duração de até quatro semanas) ou crônica (com duração superior a oito semanas, no qual pode continuar por meses e até mesmo anos).

Diagnóstico
É feito com base na história de infecção respiratória persistente, exame físico da região e, eventualmente, de exames radiológicos.

Tratamento
É feito com antibióticos, solução salina ou soro caseiro no nariz e a ingestão aumentada de líquidos para contribuir com a eliminação da secreção. Dependendo do grau do inchaço da cavidade nasal, o médico também pode recomendar anti-inflamatórios. Se o tratamento não tiver sucesso, pode-se considerar uma cirurgia para restaurar a aeração e a drenagem dos seios paranasais.

Prevenção
É fundamental evitar gripes, resfriados e processos alérgicos, seguindo medidas como:
– Beber bastante líquido;
– Lavar bem as mãos;
– Tomar a vacina da gripe anualmente;
– Conter o acúmulo de secreção nas narinas com a instilação repetida de soro caseiro ou solução salina várias vezes ao dia;
– Evitar ar condicionado (resseca a mucosa nasal, dificulta a eliminação de muco e favorece a proliferação de microrganismos);
– Fazer a correção cirúrgica em casos de alterações anatômicas no nariz.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest