clinicabessaago21
clinicabessaago21

Sonambulismo

O que é
Trata-se de um transtorno do sono no qual o cérebro desperta de forma desequilibrada.  A área do controle dos movimentos do corpo se mantém ativa pelo ronco ou ruído de respiração, mas a região da consciência (no hipotálamo) permanece quase inativa (o que faz com que não se lembre dos seus atos no dia seguinte).  Apesar de ser mais frequente em crianças, o episódio também pode acontecer adultos.

Causas
Em 65% dos casos o distúrbio tem a ver com hereditariedade e amadurecimento do cérebro. Quando o sonâmbulo é adulto geralmente a causa está associada a situações de estresse, tempo curto para dormir, consumo de bebida alcoólica ou drogas, apneia do sono e ingestão de medicamentos que interferem no sono.

Como ocorre
O episódio pode durar de segundos a minutos. O sonâmbulo pode sentar, andar, falar e até mesmo pegar objetos, abrir gavetas, trocar de roupa, destrancar portas, comer e caminhar.  A pessoa costuma ficar de olhos abertos e estáticos e se movimenta lentamente. Alguns indivíduos andam com os braços esticados para auxiliar no equilíbrio do corpo e na noção de espaço.

Tratamento
Como o sonambulismo está associado à maturação dos mecanismos do sono, ele tende a passar à medida que o sistema nervoso central amadurecer. Mas se os episódios se tornarem constantes (toda semana) a ponto de atrapalhar a noite da família ou da pessoa existem recursos a serem aplicados.
Um especialista pode avaliar no exame clínico se é caso de estresse ou outro fator que afeta o sono, podendo até mesmo pedir uma polissonografia para apoiar o diagnóstico. Em alguns casos não há razão para tratar, mas se necessário o médico prescreve remédios que atuam no padrão de sono e indica atividades de relaxamento e psicoterapia.

Dicas importantes quando se tem um sonâmbulo dentro de casa:
– O sonâmbulo pode ser acordado, mas tende a ficar confuso e até mesmo agitado, então, vale despertá-lo com calma ou apenas direcioná-lo de volta para a cama.
– Esconda objetos pontiagudos como facas, tesouras e navalhas.
– Tranque as portas e janelas e garanta que o sonâmbulo não saiba onde estão as chaves (como o nível de memória fica ativado, ele pode encontrá-las).
– Retire objetos do caminho para que a pessoa não tropece e nem se machuque, bloqueie o acesso às escadas e coloque telas de proteção nas janelas.
– Utilize camas baixas para evitar que ele se levante e sofra um tombo grave.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest