clinicabessaago21
clinicabessaago21

Tendinite

O que é
Inflamação de um ou mais tendões, estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos e servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover uma determinada parte do corpo. Pode ocorrer em pessoas de todas as idades e atinge com maior frequência ombros, cotovelos, mãos, punhos, tornozelos e pés de pessoas que exercem atividades profissionais ou de lazer que exigem movimentos repetitivos. Na maioria das vezes é temporária, mas, se não tratada corretamente, pode se tornar crônica e incapacitar o indivíduo de executar atividades que exijam a participação do tendão doente.

Causas
Costuma ser decorrente do excesso de uso do tendão e de traumas locais, de má postura, mau condicionamento físico (no caso de praticantes de esportes) ou ainda ser causada por infecção ao redor do tendão ou surgir como um problema secundário a outras doenças reumatológicas como a artrite reumatóide.

Sintomas
As principais manifestações são dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos.

Diagnóstico
É feito com base na combinação entre exame clínico, histórico do paciente (evidencia a prática de movimentos repetitivos) e exames complementares de imagem como radiografia, ultra-sonografia e ressonância magnética da região afetada (capazes de apontar exatamente o tendão acometido pela inflamação e o grau da lesão).

Tratamento
Depende da gravidade e pode incluir desde o uso de anti-inflamatórios e fisioterapia até a imobilização temporária da região inflamada.

Prevenção
– Melhore os aspectos ergonômicos no ambiente ocupacional (adaptação do mobiliário e do posto de trabalho às necessidades do indivíduo).
– Faça intervalos para se alongar.
– Pratique exercícios regulares de fortalecimento muscular, sempre com orientação de profissional especializado, para manter saudáveis os músculos de todo o corpo.
– Já para os praticantes de esportes, mantenha um bom condicionamento físico e, acima de tudo, não exceda seus limites para evitar tendinites e outras lesões osteomusculares.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest