clinicabessaago21
clinicabessaago21

Tensão pré-menstrual

O que é
Conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem no período que antecede a menstruação, podendo ser tão severos que interferem significativamente na vida da mulher.

Causa
É provocada pela alteração de hormônios como o LH (luteinizante), o estrogênio e a progesterona.

Sintomas
Os mais comuns são: desconforto abdominal, cefaléia, fadiga, irritabilidade, tensão, humor deprimido, aumento do apetite, esquecimento e dificuldade de concentração, acne, hipersensibilidade aos estímulos, raiva, choro fácil, calorões, palpitações e tonturas.

Tratamento
Ele depende da severidade dos sintomas e inclui modificações alimentares/comportamentais e administração de medicamentos (cuida de cada sintoma e deve ser individualizado).

Medidas Preventivas
Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de cola); fracionamento das refeições; dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre); diminuição da ingestão de álcool; parar de fumar; fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos, 3 vezes por semana); evitar o estresse.

Verdade x Mito
*TPM durante o mês inteiro? Mito. A tensão pré-menstrual é cíclica e ocorre apenas cerca de 10 a 14 dias antes da menstruação.
*Provoca retenção de líquidos? Verdade. Geralmente ocorre nas mamas, cérebro e abdome e pode resultar em sintomas como: dor de cabeça, dor nas mamas e dor embaixo do ventre.
*Chocolate melhora a TPM? Mito. Neste período a mulher sente mais compulsão por comer doces, e as chocólatras aproveitam esta fase para consumir mais chocolates. Porém, a influência do chocolate no bom humor tem uma curta duração.
*Causa aumento de peso? Verdade.  É comum uma variação de peso em até dois quilos por conta da diminuição da urina e retenção de sal e água no corpo. A volta ao peso normal acontece logo após a menstruação.
*Não tem cura? Mito. Existe um tratamento no qual é alterado o pico ovulatório de LH (hormônio luteinizante) que  muda a memória do organismo com a manutenção da mulher em amenorréia (suspensão da menstruação) a partir do uso de implantes hormonais de progesterona. Pode ser feito dois anos após a primeira menstruação.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest