clinicabessaago21
clinicabessaago21

Tuberculose pleural

O que é
Uma doença crônica, de evolução lenta e que pode levar meses até aparecerem os primeiros sintomas. Adquirida pelo ar, é bastante comum até os 30 anos, principalmente em pacientes com imunidade baixa. Também pode atingir outras regiões das vias aéreas, como a garganta, mas é menos frequente – o mais comum mesmo são os pulmões.

Causa
É causada por um micro-organismo chamado bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, o mesmo que provoca a tuberculose nos pulmões. Não é contagiosa, pois não dissemina a microbactéria pela respiração, tosse ou espirro – como ocorre quando o problema afeta os pulmões.

Sintomas
Em geral, os sinais são: dor no peito, falta de ar, febre no fim do dia e abaixo dos 38° C, e perda de peso entre 3 e 5 kg,

Diagnóstico
É feito por um exame conhecido como PCR (Polymerase Chain Reaction), que extrai um pouco de líquido do pulmão, por meio de uma agulha injetada no meio das costelas; ou por uma biópsia da pleura. O resultado pode levar de dois a dez dias para sair, dependendo da técnica escolhida, e identifica o tipo exato de micro-organismo presente.

Tratamento
É demorado, requer paciência e compreensão do paciente, pois pode levar até seis meses. Ele inclui uma combinação de quatro antibióticos orais nos primeiros dois meses e de dois antibióticos nos quatro meses seguintes.

Complicações
Nesses seis meses, a pessoa deve fazer acompanhamento e reavaliações para ver a evolução do quadro. Geralmente, o paciente responde muito bem, mas pode se reinfectar se entrar em contato com pessoas contaminadas. A maior complicação que a doença causa é o derrame pleural, quando a pleura se enche de líquido infeccioso, o que pode exigir uma drenagem. Quando isso ocorre, o funcionamento pulmonar é prejudicado, porque o excesso de líquido empurra o pulmão e ocupa o lugar dele. Aí o órgão não se enche totalmente e fica meio “murcho”.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest