clinicabessaago21
clinicabessaago21

Virose

O que é
Infecção que serve para indicar desde uma doença branda e passageira, como um simples resfriado, até males mais graves (como dengue, febre amarela) que podem matar se não forem atendidos pronta e corretamente.

Causas
Diferentes vírus (como o influenza que ataca as células do sistema respiratório e o rotavírus que ocupa as células do aparelho gastrointestinal) que devem ser eliminados pelo sistema de defesa do corpo. Eles se instalam, principalmente, por repouso inadequado, sobrecarga de estresse emocional, alimentação incorreta, sedentarismo e exposição ao ar condicionado.

Sintomas
Começa com dor no corpo, mal-estar generalizado, dor de cabeça e febre acompanhada de problemas do trato respiratório (irritação da garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca) ou gastrointestinal (cólicas abdominais, náuseas, vômitos ou diarreia). Na maioria das vezes os sintomas desaparecem no período entre 48 e 72 horas. Porém, em alguns casos, a virose predispõe o organismo a infecções bacterianas (como pneumonia, sinusite, amidalite, otite) que trazem prejuízos para o organismo. Crianças e idosos são mais vulneráveis e, por isso, devem ser monitorados atentamente.

Diagnóstico
É feito por exame clínico e conversa com o médico, mas às vezes podem ser necessários exames complementares.

Tratamento
Em geral, o paciente é medicado para combater os sintomas e amenizar o mal-estar, pois não há medicamentos específicos para matar o vírus. Também recebe instrução para ficar alerta para eventuais complicações. Outras recomendações são repouso, hidratação abundante e alimentação balanceada.

Prevenção
É importante adotar uma alimentação saudável, cuidar da higiene pessoal (em especial, da lavagem das mãos), estar em dia com as vacinas e evitar contato próximo com indivíduos doentes.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest