clinicabessaago21
clinicabessaago21

Zika Vírus

O que é
É um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. Ele foi identificado pela primeira vez em 1947 em um macaco Rhesus, na floresda de Zika, em Uganda. A partir da década de 1950, foram registradas evidências do zika vírus em humanos em países da África e Ásia.

Sintomas
O tempo de incubação oscila entre 3 e 12 dias após o contágio. Depois desse período, surgem os sintomas – bem parecidos com os da dengue, mas de forma mais branda – que costumam durar de 4 a 7 dias. Em geral, pessoas infectadas apresentam febre, manchas na pele, dores nas articulações e no corpo, coceira e olhos vermelhos. Também pode ter vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite. Porém, mais de 80% dos casos são assintomáticos, ou seja, o doente não manifesta os sintomas. Recentemente, o governo brasileiro confirmou a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês.

Diagnóstico
É clínico com base nos sintomas apresentados e exames laboratoriais.

Tratamento
Não há vacina ou tratamento específico, apenas medidas para aliviar os sintomas, como descansar, tomar medicamentos (exemplo: paracetamol ou dipirona) para controlar a febre e a dor e beber muito líquido. O uso de ácido acetilsalicílico/aspirina não é recomendado por causa do risco aumentado de hemorragias.

Prevenção
– Use mosquiteiros com inseticidas e telas em janelas.
– Utilize repelentes com um composto chamado icaridina e roupas que cubram braços e pernas.
– Se estiver infectado pelo vírus, permaneça em casa (isso porque o Aedes aegypti pode também se contaminar pelo vírus se picar uma pessoa que já está com a doença).
– Combata os criadouros do mosquito Aedes; atenção para água parada. Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal. Esses objetos facilmente acumulam água da chuva e se tornam um criadouro natural. Limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira (comum em modelos frost free), que também acumula água.

Diferença entre dengue, chikungunya e zika
– Dengue – pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença apresenta hemorragias e pode levar à morte.
– Chikungunya – caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.
– Febre por zika vírus – leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias e pode provocar infecções (pela primeira vez no mundo, foi relacionado com a microcefalia em bebês e pode estar associado a síndrome Guillain-Barré, autoimune que provoca fraqueza muscular generalizada e paralisia.)

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest