clinicabessaago21
clinicabessaago21

Aneurisma da artéria renal

O que é
As artérias renais são os ramos da aorta que levam sangue para ser filtrado pelos rins. O aneurisma surge quando há uma dilatação dessa artéria que fica mais calibrosa, diminuindo o fluxo de sangue nos rins.

Causas
As principais causas são aterosclerose (fraqueza da parede arterial em consequência do depósito de placas de colesterol) e displasia fibromuscular (desenvolvimento anormal da parede arterial), mas traumas ou infecções abdominais também podem comprometer a integridade arterial da parede.

Fatores de risco
Idade avançada, diabetes, fumo, hipertensão, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e histórico familiar de aterosclerose.

Sintomas
Na maioria dos pacientes permanece assintomática, podendo ser descoberta durante a realização de algum exame de imagem abdominal. Em alguns casos pode provocar dor lombar, sangramento urinário e hipertensão arterial de difícil controle.

Diagnóstico
É feito mediante exames de imagem como ultrassonografia com Doppler, tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografia.

Tratamento
O aneurisma assintomático menor de 2 cm de diâmetro é tratado com controle da pressão arterial, glicemia e lipidemia (colesterol, triglicérides). Quando a dilatação é maior ou sintomática, há necessidade de intervenção cirúrgica que pode ser convencional (abertura da cavidade abdominal com remoção do segmento dilatado da artéria renal) ou endovascular (através da cateterização do aneurisma e da oclusão do mesmo com uma punção na região inguinal).

Prevenção
Possível apenas nos casos de causa aterosclerótica com controle da pressão arterial, glicemia, do colesterol e de triglicérides e abandono do cigarro.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest