clinicabessaago21
clinicabessaago21

Angina

O que é
Dor ou desconforto no peito causado pela diminuição do fluxo de sangue no coração. Geralmente está associada à doença arterial coronariana (ou aterosclerose), podendo se manifestar de forma súbita ou recorrente.

Causa
A dor ocorre porque, com o acúmulo de gordura na parede das artérias (aterosclerose), o músculo cardíaco não recebe a quantidade adequada de oxigênio necessária para o seu funcionamento.

Fatores de risco
Tabagismo, diabetes, hipertensão arterial não controlada, colesterol e triglicérides em níveis altos, sedentarismo, obesidade, estresse, idade avançada e herança genética.

Sintomas
Dor, sensação de aperto, pressão, peso e compressão na região do tórax que podem se estender até os ombros, braços, pescoço e costas. Muitas pessoas confundem com dor de indigestão.

Tipos
Estável: é a forma mais comum,  ocorre em situações de esforço (como subir escadas ou fazer exercícios físicos) e desaparece com o repouso. Isso acontece porque o coração precisa de mais oxigênio, e a quantidade de sangue bombeada não é suficiente para oxigená-lo. Também podem causar este tipo de dor estresse emocional, temperaturas frias, refeições pesadas e tabagismo.

Instável: o desconforto não é amenizado com o repouso. A dor surge de forma súbita, geralmente no repouso, por um bloqueio ou redução do fluxo sanguíneo nas artérias do coração, podendo levar ao ataque cardíaco. Além do entupimento, também contribuem para o aparecimento da dor: tabagismo, estresse, uso de drogas e outras doenças (hipertensão arterial, disfunção na válvula aórtica e insuficiência cardíaca).

Diagnóstico
É feito com exame clínico e ajuda de eletrocardiograma, teste de esforço, radiografia, ecocardiograma, cateterismo e testes para verificar os índices de colesterol, glicose e proteína PCR (índices alterados pode ser sinal de inflamação na parede das artérias).

Tratamento
Em geral, a angina é tratada com medicação específica e mudança no estilo de vida. Mas, em alguns casos, há a necessidade de cirurgia – implantação de pontes em artérias coronárias ou angioplastia (introdução de um balão inflado nas artérias coronárias estreitadas por um ateroma a fim de expandi-las e desbloqueá-las).

Prevenção
Praticar atividade física regularmente, manter uma dieta equilibrada, deixar o cigarro, perder peso (quando estiver acima do ideal), controlar a diabetes, a pressão arterial e o estresse.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest