clinicabessaago21
clinicabessaago21

Arterite de Takayasu

O que é
Uma doença inflamatória que acomete a artéria aorta e seus ramos principais, incluindo as artérias do cérebro, dos braços e dos rins. Leva o nome do médico que a descobriu em 1905, o Dr. Mikito Takayasu, e acomete mais as mulheres.

Causa
Embora a causa da Arterite de Takayasu seja desconhecida, esta pode ser uma doença auto-imune, o que significa que as defesas imunitárias atacam as próprias células do organismo em vez de as protegerem dos invasores externos.

Sintomas
Os sinais iniciais são inespecíficos e podem se manifestar apenas pela presença de fadiga, mal-estar, dores articulares e febre. Após essa fase, tornam-se presentes as manifestações do acometimento vascular representadas pela redução no pulso de uma ou mais artérias, diferença de níveis pressóricos nos membros superiores, sopros cervicais, supraclaviculares, axilares ou abdominais, além de claudicação de membros e isquemia periférica.

Diagnóstico
É feito com base no quadro clínico juntamente com exames laboratoriais e de imagem -como arteriografia, ecocardiograma transtorácico, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamento
Utilizam-se medicamentos capazes de suprimir os sintomas sistêmicos e atrasar a progressão da Arterite. No caso de estreitamentos significativos de artérias, os segmentos podem necessitar serem alargados ou reparados.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest