clinicabessaago21
clinicabessaago21

Atenção para pés e mãos gelados

O que é
É normal sentir frio nas extremidades (pés e mãos) e isso tem a ver com a fisiologia da pessoa em resposta às baixas temperaturas. O alerta para possíveis problemas vasculares se dá quando a sensação de frio exagerado aparece de repente e se mistura com outros sinais.

Sintomas
Palidez, marcas roxas, perda de sensibilidade nas extremidades que não passam depois de um tempo (cerca de 40 minutos), dores nas panturrilhas ao andar, feridas dolorosas e cicatrização prejudicada em pés e mãos.

Causas
O bloqueio pode estar nas veias, impedindo que o sangue retorne ao coração e fazendo com que ele fique acumulado nos pés ou artérias, trancando a passagem do sangue para as extremidades. Essa situação é uma urgência. Quando há parada abrupta de circulação, a parte que sofre primeiro é o nervo.

Doenças associadas
Aterosclerose – quando placas de gordura entopem os vasos arteriais e a circulação fica dificultada, uma manifestação associada com hipertensão, diabetes, efeito do cigarro e dislipidemias (colesterol alto) e que ocorre mais frequentemente em pessoas acima da faixa dos 50-60 anos;
Doença arterial obstrutiva periférica – quando essas placas promovem entupimentos que levam a dor para andar;
Vasculite – um processo inflamatório que se manifesta em pequenas regiões e tem ligação com doenças reumáticas;
Arterite – doença mais rara e atribuída a prejuízos do cigarro que consegue inflamar as artérias, acometendo quem está na casa dos 40 anos;
Síndrome de Raynaud – sensibilidade grande ao expor pequenas regiões dos dedos ao frio, de modo que até as unhas podem doer, e que pode estar ligada a doenças reumáticas.

Tratamento
Para cada situação há uma abordagem específica que o cirurgião vascular pode fazer, desde mudança de estilo de vida até medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest