clinicabessaago21
clinicabessaago21

Circulação sanguínea

Viagens muito longas aumentam as chances de problemas vasculares, pois as pernas permanecem muito tempo na mesma posição e comprimidas, o que dificulta a circulação sangüínea. A quase total ausência de movimento aliada à falta de espaço e desconforto geralmente causam inchaços nas pernas e nos pés e acúmulo de líquidos, além de dor e dificuldade de locomoção.

O problema pode ser agravado para quem já tem um quadro de varizes, ocasionando o aparecimento de trombose venosa profunda (caracterizada pelo aparecimento de um coágulo dentro do vaso sangüíneo que pode acabar obstruindo a veia). Segundo Carlos Bessa, cirurgião vascular, as pessoas podem (e devem!) se prevenir com alguns exercícios durante a viagem para estimular a circulação. Um deles é feito na própria poltrona, fixando o calcanhar no chão e levantando a ponta do pé e depois o inverso. Confira abaixo outras dicas valiosas:

● Movimente os pés e os tornozelos para cima e para baixo e em movimentos circulares;

● Passeie pelo corredor do avião e fique em pé por alguns momentos;

● Escolha uma posição confortável no ônibus e desça nas paradas para manter o corpo ativo;

● Em viagens de carro, pare a cada duas horas, desça do carro, alongue o corpo e caminhe um pouco;

● Procure o médico vascular antes de viajar caso tenha histórico de doenças do sistema circulatório;

● Utilize meias elásticas de compressão leve. Já quem tem varizes ou outro problema, o ideal é que o médico indique a compressão da meia.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest