clinicabessaago21
clinicabessaago21

Cirurgia Endovascular

O que é?
É uma área da cirurgia vascular que consiste na realização de procedimentos minimamente invasivos. Ou seja, através de punções (pequenos furos) e cateteres guiados por imagens de raio-x pode-se tratar um vaso à distância sem grandes incisões ou com menor agressão ao paciente.

Quando é recomendada
Ela pode ser feita em qualquer vaso (artéria ou veia), mas por ser menos agressiva é bastante recomendada a pacientes mais graves ou idosos nos quais a cirurgia aberta pode ser contra-indicada.

Dependendo do vaso a ser tratado, a cirurgia endovascular já pode ser considerada a primeira opção. Em muitas situações, porém, aplica-se a doentes com elevado risco.

Vantagens
A cirurgia endovascular provoca menos trauma nos pacientes, diminui o tempo de internação, permite uma recuperação mais rápida e o retorno precoce às atividades diárias.

Exames pré-operatórios
Exames laboratoriais, cardiológicos e de imagem.

Resultados
Menor tempo de internação, reduzido uso de terapia intensiva, diminuição da necessidade de transfusão sangüínea e retorno mais rápido às atividades.

Pós-operatório
É necessário tomar cuidado com os pontos de punção, manter o paciente hidratado em razão do uso de contrastes e breve tempo de repouso.

Dr. Álvaro Razuk – CRM 73528
Professor Assistente – Doutor, da Disciplina de Cirurgia Vascular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, coordenador do Serviço de Cirurgia Endovascular da Santa Casa de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest