clinicabessaago21
clinicabessaago21

Colite isquêmica

O que é
Processo inflamatório bem definido que ocorre no intestino grosso, após episódios de distúrbios de circulação (revascularização aórtica, comprometimento hemodinâmico, arritmia cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, vasculites e estados de hipercoagulabilidade) que ocorre tipicamente em pacientes idosos.

Causas
Interferência no fluxo sangüíneo para o cólon em virtude de doença vascular periférica, uso de contraceptivos orais, cirurgia aórtica prévia com dano à artéria que supre o cólon, história de derrame cerebral e de pressão sangüínea baixa e exposição à radiação abdominal.

Sintomas
Queixas de dor abdominal e febre, acompanhadas ou não de vômitos e diarréias, que regridem espontaneamente. Os sintomas são mais pronunciados dependendo da área afetada e da gravidade da lesão. As mais graves evoluem para a forma crônica e são confundidas com outras doenças inflamatórias do intestino grosso (no caso de pacientes mais jovens). Quando há estenose (estreitamento), o doente tende a manifestar ainda taquicardia, sudorese e hipotensão (pressão arterial baixa), tendendo a evoluir para fezes com muco ou pus, oscilação no habito intestinal (entre constipação e diarréia) e quadro anêmico. Já a forma gangrenosa evolui radicalmente com dor abdominal súbita e intensa, palidez, taquicardia, hipotensão e choque.

Diagnóstico
É realizado com base no histórico do paciente, na evolução do quadro e em exames endoscópicos e radiológicos.

Tratamento
Utiliza-se medicamento para combater os sintomas, incluindo antibióticos. Dependendo do caso, o intestino deve ficar em repouso e ser feita hidratação por via parenteral (administração endovenosa). O exame periódico, radiológico ou endoscópico e a avaliação clínica são importantes para monitorar o processo isquêmico. A melhora deve aparecer entre 24 e 48 horas e a solução vem em uma ou duas semanas. Os comprometimentos mais graves exigem cirurgia, assim como o caso de gangrena que consiste numa intervenção de caráter grave e urgente.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest