clinicabessaago21
clinicabessaago21

Cuide do seu coração!

29 de setembro é o Dia do Coração.

O coração é o centro de tudo o que você é. Quando ele funciona bem, bombeia sangue pelas artérias, entregando oxigênio e nutrientes essenciais para o corpo inteiro. Um coração forte trabalha mais lentamente e ainda assim distribui sangue com eficácia por todo organismo.

Você pode ajudar a provocar menos estresse ao coração, mantendo seu sistema cardiovascular mais saudável e mais relaxado. Siga as dicas abaixo:

Abandone o cigarro – Fumar danifica as artérias, fazendo que o colesterol ruim (LDL) se fixe com mais facilidade às paredes do coração. Além disso, eleva a pressão arterial, o que também agride os vasos sanguíneos. Fora o risco de câncer, de envelhecimento precoce e tantos outros prejuízos. Busque ajuda médica para vencer este vilão com remédios, adesivos de nicotina e terapia comportamental.

Durma melhor – A ciência mostra que existe associação entre poucas horas de sono (menos de oito horas) e presença de marcadores no sangue indicando alto risco de doenças cardiovasculares. O médico pode auxiliar nos distúrbios do sono.

Controle a irritação – Explosões de raiva aumentam em até cinco vezes as chances de distúrbios cardíacos, pois nesses momentos, a pressão arterial sobe, o pulso aumenta e o organismo produz cortisol (o hormônio do estresse) que abala o coração. O médico e diversas terapias podem ajudá-lo a traçar caminhos para o equilíbrio.

Combata o estresse – Quando disparado com muita frequência – por causa de trânsito, violência, pressão no trabalho, compromissos excessivos – esse mecanismo fisiológico faz a pressão arterial subir e ocorrerem alterações no metabolismo capazes de desencadear a aterosclerose. A dica é descobrir atividades relaxantes e inseri-las na rotina.

Fique em dia com a balança – Ficar fora do peso ideal significa riscos maiores de colesterol, pressão alta, diabetes e doenças do sistema circulatório. Por essa razão, controlar o peso, unindo reeducação alimentar com atividade física, é uma forma de prevenir doenças cardíacas. O ideal é diminuir a circunferência abdominal (diâmetros recomendáveis: menor do que 90 cm para homens e 80 cm para mulheres), pois essa gordura também chega às vísceras e endurece as artérias.

Reposição hormonal – Deve ser muito bem avaliada para pesar riscos e benefícios antes de decidir ou não pelo tratamento.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest