clinicabessaago21
clinicabessaago21

Doença obstrutiva das artérias renais

O que é
Doença que afeta a circulação dos rins por placas de gordura, cálcio e coágulos que obstruem a passagem de sanguepela artéria principal com o risco de comprometer a função dos rins e levá-los à atrofia (diminuição de tamanho e mal funcionamento).

Sintomas
Infelizmente os sinais não aparecem, ocorre mais comumente uma dificuldade no controle da pressão arterial, que tende a ficar excessivamente alta, mesmo ingerindo remédios prescritos pelo médico em doses máximas. Conforme avança a passagem do sangue para os rins fica prejudicial e a capacidade de filtrar diminui, surgindo alterações nos exames de sangue e evidências em exames de imagem de redução no tamanho dos rins. Mas o volume de urina costuma só diminuir nos estágios finais.

Grupos de risco
Diabéticos, hipertensos e fumantes (inclusive jovens nessas condições).

Tratamento
As melhores opções são controlar os fatores de risco e identificar precocemente as primeiras alterações. Quando o nível de obstrução é severo (comprometimento de mais de 70-80% do vaso) é recomendável intervir para impedir a perda do rim, melhorar sua função e auxiliar no controle da pressão arterial (o paciente pode diminuir bastante a quantidade de medicamentos que usa para controlar a doença). Atualmente, as angioplastias (dilatação da artéria com minúsculos balões, catéteres e stents) através da virilha ou do braço têm bons resultados e são seguras quando feitas por profissional experiente. Pode ser feita com anestesia local e sedação, com período de internação por 24 horas por conta de vigilância do local da punção (virilha ou braço) e controles de pressão e das condições da urina.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest