clinicabessaago21
clinicabessaago21

Ecodoppler

O que é
É um exame de imagem realizado nas artérias e/ou nas veias do corpo para o estudo das doenças vasculares. Permite não só a avaliação da estrutura do vaso (dimensão, presença de obstruções ou outro tipo de lesões), mas também a avaliação do fluxo (direção e velocidade).

Principais características
– Não invasivo e inócuo, isto é, sem complicações ou efeitos laterais
– Indolor
– De fácil execução e sem contraindicação

Tecnologia
É baseado no método da ultrassonografia convencional associado ao estudo da direção e velocidade do fluxo do sangue dentro dos vasos, através de softwares de alta tecnologia. Revolucionou o tratamento vascular, tornando-se essencial na avaliação dos problemas que acometem os vasos sanguíneos e um excelente aliado da equipe médica que programa o procedimento cirúrgico.

Indicações
É utilizado no diagnóstico e/ou no planejamento terapêutico de:
– Varizes
– Trombose venosa profunda ou superficial
– Aneurismas da aorta abdominal ou dos membros (inferiores ou superiores)
– Doença arterial obstrutiva periférica (membros inferiores)
– Doença carotídea (por exemplo, como parte do estudo de AVCs)

Realização
Não requer nenhum preparo específico, exceto nos exames abdominais, em que pode ser necessário um tempo prévio de jejum. Especificamente, o ecodoppler venoso é realizado com o doente de pé, sendo aplicadas ligeiras pressões manuais nos membros inferiores. Torna-se assim possível obter a informação necessária quando se planeja o tratamento – origem, características e localização das veias atingidas. Após o exame pode ser retomada a atividade diária habitual.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest