clinicabessaago21
clinicabessaago21

Endolaser

O que é
Chamado de Endovenous Laser Therapy (EVLT), é um método minimamente invasivo, seguro e eficaz – aprovado pela Food and Drug Administration e Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA – que trata dilatações venosas, principalmente as veias safenas e as perfurantes. Beneficia com destaque pacientes de alto risco cirúrgico (casos de úlcera varicosa, varizes de médio e grosso calibre, varizes com sangramento ativo, pessoas obesas ou que vão se submeter à cirurgia bariátrica), mas também pode ser combinado com a miniflebectomia ou flebectomia (microcirurgia) para o tratamento de veias menores ou em conjunto com a escleroterapia (eliminação de vasinhos).

Como funciona
O cirurgião vascular realiza uma pequena incisão na pele do paciente por onde introduz uma fibra óptica diretamente na veia doente. Guiada pelo aparelho de ecodoppler, a luz do laser é liberada pela ponta, fechando as paredes da veia, que perde sua função, e o organismo desvia o sangue circulante para as veias saudáveis. A veia fechada é reabsorvida pelo organismo. A técnica pode ser realizada com ou sem desligamento cirúrgico da veia safena na junção safeno-femural.

Vantagens x cirurgia convencional
– em geral não precisa de internação hospitalar e pode ocorrer no consultório;
– na maioria das vezes é usada anestesia local (sem necessidade de bloqueio anestésico com agulhas nas costas);
– quase não há sangramento e causa poucos hematomas. O aspecto estético é melhor em função da ausência de cortes (lembre-se que a perfuração é feita por meio de pequenas agulhas na pele);
– não há risco de lesão dos vasos linfáticos e do nervo safeno;
– menor tempo de recuperação e dor pós-operatória – o paciente anda e retorna à sua rotina diária normal em poucos dias. Após 24 horas, é possível dirigir e retornar ao trabalho. Depois de 3 a 5 dias, pode-se fazer caminhada, natação e hidroginástica. Para outros exercícios físicos são necessários 15 dias.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest