clinicabessaago21
clinicabessaago21

Exame clínico vascular

Estatísticas apontam que as doenças vasculares periféricas arteriais atingem um número cada vez maior de pessoas e já são a terceira causa de morte no País. A melhor forma de preveni-las, evitando problemas de funcionamento dos sistemas vascular superficial e também do profundo, é procurar um especialista.

A arteriosclerose acomete quase todas as pessoas com mais de 60 anos em níveis diferenciados. Estas lesões ateroscleróticas podem causar obstruções arteriais, dilatações (aneurismas) e até perda de membro ou ruptura com risco de vida para o paciente. Na maioria das situações, quanto mais cedo constatadas, maiores as chances de cura.

O exame clínico é parte indispensável do diagnóstico das principais doenças vasculares, podendo orientar as etapas seguintes de tratamento (terapia clínica e medicamentosa ou, quando necessário, cirurgia). Dados mostram que mais de 90% desses males são possíveis de serem identificados clinicamente.

A partir do quadro clínico e da história do paciente, o cirurgião vascular, numa simples consulta, tem condição de detectar de maneira rápida e precisa estas alterações e tomar as medidas necessárias. Há ainda outros componentes que ajudam bastante na investigação como os exames doppler colorido, angiotomografia e angioressonância.

Lembre-se: a avaliação precoce e as orientações de um especialista são fundamentais para prevenir e diminuir o risco de complicações vasculares e melhorar a saúde de maneira geral.

Dr. Carlos Bessa – CRM 52.356
  Cirurgião Vascular

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest