clinicabessaago21
clinicabessaago21

Fístulas arteriovenosas

O que são
Comunicações anormais entre uma artéria e uma veia que ocorre nos vasos sanguíneos pulmonares. Acontece quando o sangue da artéria passa para a veia sem atravessar a rede capilar.

Causas
Podem ser congênitas ou adquiridas – ligadas a ferimentos ou traumas penetrantes, ruptura de tumoração aneurismática para o interior de uma veia ou ligaduras da artéria com a veia decorrente de punções para hemodiálise ou outros diagnósticos.

Sintomas
O local da má-formação tende a apresentar sopro e turbilhonamento do sangue (frêmito) e a fístula arteriovenosa ainda pode provocar dificuldade respiratória, expectoração com sangue, pele azulada (cianose) e deformação dos dedos das mãos (aumento das pontas dos dedos).

Tratamento
Somente por cirurgia. As opções são: ligadura proximal, exposição e fechamento da fístula; ligadura combinada com embolização por balão; restauração vascular; angiografia com embolização das fístulas com diferentes agentes; e cirurgia endovascular na qual são colocados stents metálicos expandidos com balão para ocluir a comunicação intravascular da fístula arteriovenosa.

Complicações
Locais – insuficiência arterial, ulceração, rubor, edema, engurgitamento venoso, esfriamento e aumento da extremidade; Sistêmicas – aumento da frequência e débito cardíaco, descompensação cardíaca e insuficiência venosa crônica.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest