clinicabessaago21
clinicabessaago21

Hematoma subdural

O que é
Acúmulo de sangue na superfície do cérebro.

Causa
Geralmente é resultante de uma lesão craniana.

Tipos
Agudo: o sangramento enche a área do cérebro muito rapidamente, comprimindo os tecidos e resultando em lesão cerebral que pode levar à morte.
Crônico: veias minúsculas entre a superfície do cérebro e seu envoltório externo (a dura) se dilatam e rompem, provocando um acúmulo de sangue que só costuma aparecer um ou dois meses após um trauma.

Sintomas
O principal é a dor de cabeça. Algumas pessoas podem ter ainda convulsões, dormências no corpo, dificuldade de memória ou para falar, paralisias e sonolência excessiva.

Diagnóstico
É feito por exames de imagem como a tomografia computadorizada do crânio que fornece informações sobre localização, tamanho, extensão do deslocamento da linha média, sinais de descompensação da pressão intracraniana, presença de hematomas bilaterais e outras lesões associadas.

Tratamento
Se o hematoma for pequeno e de baixo risco, repouso até o sangue ser reabsorvido pelo corpo. Mas se o hematoma for grande e não regredir, o caso é de cirurgia (drenagem através da abertura de um pequeno orifício no crânio, a trepanação). Isto porque o acúmulo de sangue aumenta a compressão cerebral, o que pode levar à perda de movimentos e outras complicações.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest