clinicabessaago21
clinicabessaago21

Hemorróidas

O que é
Pequenas veias dilatadas e salientes ao redor do ânus ou do reto. Quando incham causam inflamação e desconforto. Elas podem ser externas (semelhantes às varizes ou a pelotas de sangue que podem ser vistas  ao redor do ânus) ou internas (localizadas acima do esfíncter anal e com sintomas mais agudos).

Causas
Prisão de ventre, histórico familiar (predisposição), gravidez (pressão do feto sobre as veias do abdome), obesidade (o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais), vida sedentária (diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus), dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos.

Sintomas
O principal é o sangramento provocado pelo rompimento das veias anais. Também provoca coceira, dor ou ardor durante ou após a evacuação e saliência palpável no ânus.

Tipos
No primeiro estágio, ocorre um pequeno sangramento, mas ele cessa após a evacuação. No segundo, as veias chegam a sair do orifício anal (prolapso), mas logo voltam ao normal. No terceiro, as veias não retornam espontaneamente e é preciso reintroduzi-las com o dedo. No quarto e último estágio, as veias saem, formam protuberâncias e não voltam.

Diagnóstico
É feito através de uma análise do canal do ânus realizada com instrumentos especiais.

Tratamento
Depende do estágio em que se encontra a doença. Ele pode ser tópico ou local (com aplicação de pomadas e supositórios), cirúrgico (retirada das veias doentes) ou ligadura elástica (aplicação de um anel de borracha para estrangulamento da veia afetada).

Prevenção
– Faça uma boa higiene anal após a evacuação;
– Lave a região com sabonete neutro;
– Adote uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras e frutas frescas;
– Beba muito líquido, porém evite as bebidas alcoólicas;
– Substitua o papel higiênico — que causa alergia e irritação — por uma toalha de algodão;
– Vá ao banheiro sempre que sentir vontade, mas só permaneça sentado no vaso o tempo que for necessário;
– Não force a evacuação. O esforço repetitivo pode favorecer o surgimento das hemorróidas;
– Cuidado com laxantes e outros medicamentos que também podem causar constipação e ajudar na formação de hemorróidas;
– Utilize pomadas e supositórios apenas com orientação médica;
– Procure imediatamente assistência médica nos casos de sangramento anal intenso acompanhado ou não de fezes; sangramento que persistir por uma semana ou mais; ou endurecimento da saliência externa formada no ânus.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest