clinicabessaago21
clinicabessaago21

Lesão da veia femural

O que é a veia femural
Calibrosa, com espessura de uma caneta e situada entre 10 e 15 centímetros debaixo da pele, a veia femural passa pela virilha e pela coxa, levando para o coração todo o sangue que sai da perna (cerca de 1 litro por minuto). As lesões nessa área podem ser superficiais ou profundas.

Causas da ruptura
A ruptura se dá por lesão penetrante (bala, faca, vidro etc.) ou não penetrante (compressão contra um osso).

Sintomas
Nas lesões superficiais o sangramento pode ser estancado até o hospital, comprimindo o fluxo do sangue antes do ferimento.
Nas lesões profundas o sangramento é enorme e chega a assustar. Os primeiros socorros, antes da cirurgia de emergência, requerem compressão no local certo – em alguns casos, o acesso à veia femoral é tão difícil que precisa de um corte na pele.

Procedimentos
Muitas hemorragias pequenas podem ser contidas e controladas por compressão direta na própria ferida e curativo compressivo.  Uma hemorragia grande não controlada pode levar o acidentado à morte em menos de 5 minutos devido à redução do volume intravascular e hipóxia cerebral (anemia aguda).
A hemorragia nem sempre é visível, podendo estar oculta pela roupa, solo ou posição do acidentado. Por este motivo, o acidentado deve ser examinado completamente para averiguar qualquer sinal de hemorragia.
Nos acidentes com os membros inferiores a pressão deve ser feita na parte interna no terço superior da perna, próximo à região inguinal.
Geralmente, a compressão tem de ser muito forte para atingir a veia e diminuir a afluência de sangue. O punho deve ser apertado contra a região inguinal e deve-se insistir na pressão no caso de a hemorragia recomeçar.

Emergência hospitalar
Após a compressão, a vítima deve ser socorrida para uma emergência hospitalar.  No centro cirúrgico é feita uma transfusão sanguínea e a veia é suturada. Se não houver mais complicações, a sobrevida é certa.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest