clinicabessaago21
clinicabessaago21

Prevenindo outro AVC

O Acidente Vascular Cerebral – interrupção de circulação sanguínea no cérebro devido à obstrução de artéria – é a doença que mais mata no Brasil. Mas os pacientes que conseguiram sobreviver, precisam ficar alertas com a reincidência, pois segundo estatísticas, 1 em cada 10 pessoas que sofreram um AVC tem outro ataque nos 12 meses seguintes. Neste caso, a melhor providência é a prevenção que requer observação e ação. Fique atento:

Pressão alta
Controle a hipertensão com medicação e adote hábitos saudáveis como reduzir o consumo de sal na alimentação e praticar exercícios.

Tabagismo
Pare de fumar. Substâncias do cigarro fazem com que a coagulação do sangue aumente. Com isso, o sangue fica mais grosso e corre com mais dificuldade nas artérias, aumentando as chances de um derrame.

Diabetes
Controle a glicemia com visitas regulares ao médico e adoção de hábitos saudáveis, afinal, as altas taxas de glicose aumentam a coagulação e deixam o sangue mais viscoso, o que diminui o fluxo nas artérias e pode levar a um AVC.

Doenças do coração
Previna as doenças cardiovasculares que podem formar pequenos coágulos dentro das artérias e veias do coração. Esses coágulos podem ser enviados às artérias cerebrais, provocando um AVC isquêmico.

Colesterol alto
Controle o  colesterol. O excesso aumenta o espessamento e endurecimento das artérias, impedindo a passagem de fluxo sanguíneo. Esse processo provoca arteriosclerose – endurecimento das artérias – e prejudica a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC.

Sedentarismo  e obesidade
Pratique exercícios físicos regularmente. A falta desse hábito aliada ao sobrepeso só aumentam as chances de um AVC.

Má alimentação
Faça uma dieta balanceada, modere o consumo de sódio, evite alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas (frituras), controle o consumo de açúcar e abra mão da ingestão de álcool.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest