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Problemas de circulação

Circulação
Os problemas da circulação arterial estão relacionados ao acúmulo de gordura na parede das artérias. Quando ocorre a formação de placas de gordura dentro das artérias há dificuldade para o sangue chegar até os órgãos e levar oxigênio e nutrientes, resultando em morte celular e doenças, de varizes a doença arterial obstrutiva periférica (o agravamento pode provocar amputação das pernas), sem falar em infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Acerte eliminando
A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e as gorduras saturadas.
O colesterol está presente em alimentos de origem animal como carnes, leite, ovos e frutos do mar. Porém, a maior parte do colesterol que circula no organismo é produzido pelo fígado, em um mecanismo que envolve genética e qualidade da gordura ingerida.
Quanto mais gorduras saturadas consumida, maior a produção de LDL- colesterol (colesterol ruim). A gordura saturada está presente nas carnes gordurosas, laticínios integrais, bacon, embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame), banha de porco e frituras.
Já a temida gordura trans está presente em todos os alimentos que contém gordura hidrogenada: biscoitos, bolachas, bolos prontos, sorvetes, congelados pré fritos (como nuggets) e margarinas. Esse tipo de gordura extremamente prejudicial ao organismo e seu consumo está diretamente relacionado a problemas cardiovasculares.

Acerte acrescentando
Já que as gorduras também têm um papel importante na alimentação, escolha as gorduras boas, que aumentam o HDL (colesterol bom) e diminuem a formação das placas de gordura dentro das artérias. Essas gorduras boas são os óleos vegetais, como o azeite de oliva, os óleos de milho e canola, as castanhas (nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará), sementes de linhaça e abóbora, abacate e peixes.
Diminuir o sal também é um passo importante, pois em excesso há aumento da pressão arterial, o que ajuda a danificar a parede das artérias e intensificar a deposição das gorduras.
Escolha os alimentos frescos e não industrializados: quando não houver jeito de se livrar, prefira os que sejam livres de gordura trans, sem colesterol e com menos sal.
Consuma também vegetais como frutas, legumes e verduras que auxiliam a evitar o aparecimento de doenças do sistema venoso. Abuse ainda de alimentos ricos em rutina (um flavonóide), ingrediente benéfico para a circulação venosa: amoras, uvas, cranberry, maçã, laranja, limão, aspargos e vinho tinto. Estudos mostram que esta substância é um potente antioxidante, auxiliando na diminuição da morte celular na parede das veias, além de contribuir para diminuir a agregação das plaquetas devido à sua ação anti-inflamatória.

Introduza na rotina
Ingestão de água e prática de exercícios físicos orientados por profissional.

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