clinicabessaago21
clinicabessaago21

Síndrome de Behçet

O que é
Uma vasculite sistêmica caracterizada por úlceras orais e genitais recorrentes e envolvimento de órgãos, articulações, pele, vasos sanguíneos e sistema nervoso.

Causa
É desconhecida, mas pode estar associada a uma predisposicão genética em determinados marcadores (haplotipo HLA B5), essencialmente em pacientes originários do mediterrâneo e do extremo oriente. Geralmente, o início da doença ocorre entre os 20 e 35 anos, com maior gravidade nos casos masculinos.

Sintomas
Úlceras orais, úlceras genitais, lesões cutâneas, envolvimento ocular, envolvimento das articulações (inflamação nos joelhos, cotovelos, punhos e tornozelos), envolvimento neurológico (convulsões, pressão craniana aumentada associada a enxaquecas e sintomas cerebrais) , envolvimento dos grandes vasos sanguíneos (como inchaço e dores nas panturrilhas) e úlceras gastrointestinais.

Diagnóstico
É sobretudo clínico, com exames radiológicos e de imagens específicos (nos casos de envolvimento vascular e do sistema nervoso), e teste da patergia (nos casos de lesões na pele).

Tratamento
A doença pode entrar em remissão e apresentar-se com períodos de crise intercalados com períodos sem sintomas. É controlada, mas não curada.
O tratamento é feito conforme o órgão afetado. Quando envolve diferentes órgãos e sistemas (especialmente o vascular e o ocular ou o sistema nervoso) deve ser global e combinado. A Síndrome de Behçet pode ser fatal quando há a ruptura de artérias pulmonares ou por aneurismas ou dilatação nos vasos periféricos.

Consequências
Por se tratar de uma doença crônica, as úlceras orais interferem na alimentação, as úlceras genitais comprometem o ato sexual, o envolvimento dos olhos causa certas limitações e as inflamações nas articulações prejudicam a prática de esportes. Consultas e exames periódicos são necessários para acompanhar a atividade da doença e a evolução do tratamento.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest