clinicabessaago21
clinicabessaago21

Síndrome de Raynaud

O que é
Uma doença na qual as temperaturas frias ou o estresse causam espasmos vasculares que bloqueiam o fluxo sanguíneo dos dedos dos pés e das mãos (em alguns casos este distúrbio pode ocorrer também nas orelhas e no nariz). Atinge mais as mulheres, principalmente, na faixa de 15 a 40 anos.

Tipos
Primário: é o mais comum, quando a pessoa não tem doença correlata.
Secundário: está associado a doenças das artérias (ateroesclerose, esclerose sistêmica, doença de Buerger, artrite reumatoide, síndrome de Sjogren, esclerodermia e lúpus eritematoso sistêmico) e pode acabar em gangrena das extremidades.

Causas
Apesar de serem desconhecidas, há uma ligação com uma anormalidade do sistema nervoso simpático por uma ruptura da resposta termoregulatória dos vasos sanguíneos da pele. Contribuem ainda lesão repetitiva (especialmente vibrações como aquelas produzidas ao digitar ou tocar piano); overdose de certos medicamentos (beta-bloqueadores, quimioterápicos, remédios que contêm estrógeno, entre outros) e tabagismo.

Sintomas
A Síndrome de Raynaud se inicia após exposição ao frio ou após situação de estresse intenso. A falta de fluxo sanguíneo deixa a extremidade branca e, em seguida, azul. Quando o fluxo de sangue retorna as áreas ficam avermelhadas e, posteriormente, voltam à cor normal. Estes episódios podem durar minutos ou até mesmo horas, causam formigamento e até dor.

Tratamento
Para amenizar, a pessoa deve evitar ambientes com temperaturas baixas, colocar a área atingida em contato com água morna, agasalhar-se, manter as mãos em lugares mornos do corpo (axilas e abdome) e estimular o fluxo sanguíneo, movimentando os dedos e mexendo os braços.
Alguns casos necessitam ainda de terapia medicamentosa (bloqueadores do canal de cálcio, como a nefidipina; alfabloqueadores, como prazosina; e vasodilatoadores, como creme de nitroglicerina) para ajudar a aliviar os sintomas e até possíveis ulcerações cutâneas que tenham se formado. Também é possível fazer a simpatectomia – procedimento cirúrgico para melhorar a irrigação sanguínea nas artérias digitais.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest