clinicabessaago21
clinicabessaago21

Sistema circulatório

A circulação é realizada pelos vasos sanguíneos e pelos linfáticos, que apresentam funções diferentes. As artérias levam o sangue do coração para as extremidades e as veias têm a função de trazer de volta o sangue ao coração, enquanto os vasos linfáticos levam a linfa.

Angiologia e a Cirurgia Vascular Periférica compõem uma especialidade médica que trata de todo o sistema circulatório – com exceção do coração (de responsabilidade da Cardiologia) e do cérebro (que fica sob os cuidados da Neurologia) – e de doenças como varizes, tromboses, úlceras, arteriosclerose, isquemia cerebral, gangrenas e claudicação intermitente.

O angiologista tem um enfoque predominantemente clínico, ou seja, cuida da fase mais simples e da prevenção das doenças. Trata das alterações que acontecem nas artérias, nas veias e nos vasos linfáticos, interferindo sempre na alimentação e nos cuidados físicos do paciente.

Já o cirurgião vascular entra em cena quando é necessária a intervenção cirúrgica. Atua nos vasos das pernas, do abdome, do tórax, do pescoço e dos membros superiores e corrige artérias que apresentam estenoses (estreitamentos) ou obstruções completas, dilatações (aneurismas) ou traumas (ferimento através de fraturas, facadas, projéteis de arma de fogo, acidentes de trânsito), tratando ainda das doenças dos vasos linfáticos.

Esta especialidade vem sofrendo grandes transformações e passando por uma expressiva mudança tecnológica. Surgiram novas atividades, procedimentos, tratamentos e aparelhos modernos capaz de tratar o paciente como um todo, desde o diagnóstico especializado, passando pelo tratamento clínico até o tratamento cirúrgico convencional ou endovascular.

Cirurgia endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular que utiliza cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas (monitores).  Tem como objetivos principais minimizar a agressividade cirúrgica, evitando as grandes incisões e as cicatrizes. Com isto diminui o tempo da intervenção, reduz o tempo de internação, e os custos hospitalares são, em geral, menores.

Através de cateterismos, pode-se hoje realizar as angioplastias com ou sem a colocação de dispositivos de suporte chamados stents para correção de estreitamentos (estenoses) críticos em artérias nobres, assim como implante das endopróteses para exclusão de aneurismas, tratamentos de fistulas artério-venosas, lesões de artérias por traumas perfurativos etc.

A Clínica Bessa, liderada pelo Dr. Carlos Bessa, conta com profissionais experientes e habilitados para os tratamentos e operações mais modernos. Sua equipe está sempre estudando para incorporar as técnicas de ponta, visando os melhores resultados e o bem-estar do paciente.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest