clinicabessaago21
clinicabessaago21

Úlceras varicosas

O que são
Lesões de pele de difícil cicatrização que aparecem quando a pele perde a umidade e nutrição adequada que é sustentada pelo sistema vascular, seja arterial ou venoso.

Sintomas
Dor, cansaço, sensação de peso nos membros inferiores, edema, coceira nas áreas onde há inflamação da pele. Costumam ser pouco dolorosas, manifestando-se em casos onde há infecção associada ou em pacientes hipertensos sem o controle adequado da pressão arterial.

Tipos
As lesões se diferenciam dependendo do sistema vascular acometido, venoso ou arterial.
Lesões de causa venosa são mais comuns e freqüentes, localizam-se nas extremidades, ao redor da parte de dentro dos tornozelos, e quase sempre estão próximas de varizes.
Pacientes hipertensos têm predisposição ao acometimento de úlceras, conhecidas como úlcera maleolar hipertensiva ou úlcera de MARTORELL, estas geralmente são mais rebeldes ao tratamento.
Há ainda outros tipos de úlceras que podem ocorrer relacionadas ao sistema arterial envolvendo doenças inflamatórias como vasculites ou artrites que são associadas a problemas imunológicos, reumatológicos e dermatológicos. São menos freqüentes, mas também são muito dolorosas e com menos extensão.

Tratamento
É muito importante uma avaliação específica para classificação da lesão e utilização de produtos adequados. Hoje o mercado oferece produtos de alta tecnologia, substâncias que atuam de modo diferente, sendo específica para cada tipo de lesão.
O tempo de cicatrização das lesões varia conforme o diagnóstico e o modo de conduzir o tratamento. Por isso, é fundamental acompanhamento médico, curativos diários (assistido por um profissional) e muito repouso.

Viviani Costa – COREN 87.989
Enfermeira Vascular da Clínica Bessa

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest