clinicabessaago21
clinicabessaago21

Varicocele

O que é
Dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico, que fazem parte do cordão espermático. Sua dilatação pode dificultar o retorno venoso, provocando disfunção testicular, piorando a qualidade do sêmen e causando infertilidade masculina (não provoca distúrbios da potência sexual).

Causas
Costuma acometer mais o testículo esquerdo e ocorre devido à presença de refluxo na veia espermática interna, que se torna incapaz de drenar o sangue do testículo. A ausência ou destruição das válvulas nessa veia provoca o refluxo (o sangue segue em direção contrária) e estase do sangue ao nível das veias ao redor do testículo, causando sua dilatação.

Sintomas
Pode ser volumosa e assintomática. Em alguns casos, porém, causa dor, sensação de peso /desconforto e comprometimento estético da região.

Sinais
Na maioria das vezes, a doença é congênita, mas o quadro fica mais nítido aos 12, 13 anos. Ao palpar a região atrás do testículo, a própria criança pode perceber um emaranhado de vasinhos parecido com um novelo de lã e que, em certos casos, pode até ser visível. Isso é sinal de que as veias começaram a dilatar.

Diagnóstico
Na maioria das vezes, o próprio paciente nota a dilatação das veias no saco escrotal. Exames de imagem como ultrassonografia com Doppler, ecografia testicular e cintilografia dos testículos completam o diagnóstico e ajudam na indicação do tratamento.

Tratamento
O tratamento cirúrgico é proposto para os indivíduos com problemas de fertilidade ou preocupação estética. Há duas técnicas: a convencional (aberta com cortes para a ligadura das veias varicosas/recuperação de duas a três semanas) e a endovascular (mediante o procedimento de embolização/recuperação de dois dias). Minimamente invasiva, a embolização consiste na introdução de um fino cateter através da veia femoral na virilha ou da veia jugular no pescoço. Com o auxílio de radiocopa digital, o cirurgião leva o cateter até o interior da veia espermática e coloca espirais metálicos para interromper o refluxo de sangue.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest