clinicabessaago21
clinicabessaago21

Varizes esofágicas

O que são
Veias dilatadas e tortuosas, geralmente localizadas no terço inferior do esôfago, na região esofagogástrica em consequência do aumento da pressão do sangue em seu interior. Elas podem se romper e causar grandes sangramentos, com risco de morte.

Causas
O principal é, sem dúvida, a cirrose hepática, mas outras condições podem levar ao surgimento de varizes esofagogástricas como a esquistossomose, a trombose de veia porta e o aumento do baço.

Sinais e Sintomas
Geralmente, elas não produzem sinais ou sintomas, a menos que sangrem, provocando vômitos de sangue, sangue nas fezes e choque hipovolêmico em casos graves. A hemorragia maciça pode levar o paciente a sentir tonturas e até mesmo a perder a consciência. A cirrose, que geralmente provoca as varizes, pode causar edemas nas pernas, falta de ar, falência dos rins e ascite.

Diagnóstico
É realizado por meio da história clínica, do exame físico do paciente e de exames complementares como endoscopia digestiva, tomografia e ressonância magnética (geram imagens da circulação na veia porta, a principal que leva o sangue dos intestinos para o fígado).

Tratamento
O tratamento de emergência da hemorragia por rotura começa pela administração de sangue e de soros por via endovenosa para compensar a perda de sangue. Ao mesmo tempo, podem ser administrados medicamentos endovenosos para diminuir o fluxo de sangue para o intestino.
Se a hemorragia for causada por rotura de varizes esofágicas pode ser utilizado um de dois tratamentos endoscópicos:
– Laqueação por banda elástica: Uma fita de borracha é utilizada para laquear a porção da variz que sangra.
– Escleroterapia: É injetado um medicamento na variz que sangra, causando o entupimento dos vasos.
As varizes esofágicas com sangramento podem resultar na perda de uma grande quantidade de sangue e exigir transfusão. Quando a hemorragia se encontra controlada é instituído tratamento para prevenir a ocorrência de novas hemorragias.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest