clinicabessaago21
clinicabessaago21

Varizes pélvicas

O que são
Disfunções vasculares provocadas pelo aumento do diâmetro das veias que envolvem a parte externa do útero e dos ovários. Vale salientar que a pelve feminina é um ponto de convergência circulatória dos membros inferiores e possui um sistema de irrigação complexo devido às flutuações dos hormônios sexuais ou oriundos de terapia hormonal (seja para contracepção ou reposição).

Quem acomete
Principalmente mulheres maduras (acima de 30 anos), que já tiveram muitos filhos ou gestações múltiplas em intervalos de tempo curto. Os homens também podem apresentar a doença.

Causas
As mais freqüentes são: fragilidade do sistema vascular, hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, distúrbios hormonais e alterações na gravidez (aumento no volume de sangue que passa pelo útero ou modificações hormonais que deixam as veias e o útero dilatados).

Sintomas
Dores na região pélvica, desconforto durante e após a relação sexual (leva, inclusive, a problemas psicológicos como depressão e perda de autoestima), sensação de peso nas pernas agravado no período pré-menstrual, corrimento anormal, aumento da vontade de urinar,  cólica inexplicável e sangramento menstrual exagerado.

Diagnóstico
A investigação começa pelo histórico clínico e exame físico (geralmente feito pelo ginecologista quando os sintomas pélvicos são mais evidentes ou pelo angiologista e cirurgião vascular quando a presença das varizes é mais significativa) e segue com a realização de exames como  Ecocolor Doppler Vascular Endovaginal – ultrasonografia das veias e artérias por via vaginal que identifica a existência das varizes na região pélvica -, flebografia por cateterismo venoso, laparoscopia e, às vezes, com observação durante a cesárea.

Tratamento
É sempre individualizado e pode incluir desde a prática de atividade física, ajuste das dosagens hormonais e indicação de remédio até a realização de embolização pélvica (oclusão de um vaso) para corrigir o fluxo sanguíneo ou ainda métodos cirúrgicos que visam remover todo o bloco varicoso.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest