Perguntas Frequentes
Quando é hora de consultar o vascular?
Ao primeiro sinal de vasinhos. Ele irá avaliar o caso por meio de exame clínico ou aparelhos de ultrassom. Com isso, poderá propor as melhores opções de tratamento.
Quais as diferenças entre vasinhos, microvarizes e veias grossas?
Os vasinhos são as primeiras dilatações das veias da pele. O inchaço das microveias vem em seguida e origina as microvarizes (trajetos azulados vistos sob a pele). Por último, as veias superficiais maiores quando dilatadas levam ao aparecimento das grandes varizes, famosas pelos seus grossos calibres.
As varizes, as microvarizes e os vasinhos podem existir juntos?
Podem, porque são manifestações da mesma doença.
Em resumo: o paciente sofre de uma pressão aumentada dentro das veias que dilata as veias superficiais em graus diferenciados.
As veias superficiais podem ser retiradas sem causar problemas?
Sim. As veias que realmente importam são as veias profundas, elas é que fazem o papel da circulação venosa.
As varizes voltam?
As varizes não voltam, mas aparecem outras que devem ser tratadas. Uma veia que estava normal no momento de um tratamento, mais tarde, pode adoecer – principalmente, se houver fator hereditário. Este fato não invalida os tratamentos, pois se as varizes não forem cuidadas, poderão levar a sérias complicações no futuro.
Salto alto provoca varizes?
Por muito tempo os angiologistas defendiam que sim, mas pesquisas comprovaram que o salto alto não provoca varizes e pode ser útil para a circulação venosa. Os saltos de 4 a 6 centímetros ajudam na contração muscular, facilitando o fluxo sanguíneo.
Quais as posições que favorecem o surgimento das varizes?
Ficar muito tempo de pé ou sentado, já que nestes casos, há dificuldade para a circulação de retorno. Toda vez que as pessoas se movimentam, colocam o coração para funcionar, de forma que o sangue é impulsionado para cima. E o mesmo ocorre quando estão deitadas, pois o coração permanece no nível da perna, facilitando o fluxo sanguíneo. Melhor ainda quando os pés ficam elevados, contribuindo para a circulação.
Qual a diferença entre um médico vascular e um cardiologista?
A circulação é realizada pelos vasos sanguíneos: • as artérias levam o sangue do coração para as extremidades • as veias trazem de volta o sangue ao coração • os vasos linfáticos conduzem a linfa A especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças que afetam esse sistema – com exceção do coração e do cérebro – é a Angiologia e a Cirurgia Vascular.